quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Padrão


Não é de hoje que discutimos aqui no Blog sobre o que a mídia faz com as pessoas, seja pela influência na modo de ser, pensar, agir, vestir e comportar. Esse assunto pode estar meio saturado por aqui, mas eu não cansarei jamais de falar sobre isso.

Como vocês sabem, faço faculdade de jornalismo e estou envolvida totalmente na comunicação. Com certeza quando chegar a minha hora vou fazer o possível para não me deixar influenciar por certos assuntos.

Mas o que eu gostaria de levantar em questão hoje é o que a mídia está fazendo com o corpo das pessoas. Uma vez era somente as mulheres que gostariam de ser esbeltas porque as modelos tops também eram. Agora, os homens também estão entrando nessa. Antigamente as mulheres se cuidavam em dobro para não perderem os maridos, mas o jogo virou. Está todo mundo querendo ficar magrinho por medo de perder as esposas que estão cada vez mais cuidadosas com sua maneira de ser, vestir e como não poderia faltar, de emagrecer.

Mas a questão que eu levanto aqui é: O que é a beleza, o que ela significa?
As mulheres estão todas iguais, com o mesmo nariz, olhos, bocas sinuosas, seios, barrigas. Estão todas IGUAIS! E cada vez mais isso vai acontecer, mas imagina se para o desespero dessas infelizes se o padrão muda? Pode acontecer! Lembra na época de nossos avós? Como era o padrão?

Ninguém mais é como é. Tudo bem se cuidar por causa da saúde, ou pra ficar bem no biquíni (ou na "sunga"), mas viver base de alface, rúcula e tomate seco? Aff, e o brigadeirinho nosso de cada dia? De que adianta de ser belíssima e ser infeliz?

Eu também vivo de dieta, mas por costume não por vaidade. Não deixo de comer aquela pizza ou aquele chocolate. Minhas amigas mulheres e homens, deixem de ser tão paranóicos com a corpolatria que invade muito de vez em quando a nossa mente. De que adianta tudo isso, será que vale mesmo a pena tanto sacrifício? Concordo com a dieta e com os exercícios físicos, afinal temos que tentar viver mais, mas não fassam isso um objetivo de vida cujo sempre vai ser inalcançável, porque por mais magras e magros que estivermos, sempre vamos nos achar gordos por causa da merda do padrão. OK?


p.s.: Bom final de semana a todos!

p.s.¹: Faltam 8 dias para as minhas férias!

7 comentários:

João Japa disse...

Ah, mas vai dizer que vc num curte aqueles atores sarados que aparecem na televisão? Todo mundo curte...
E eu ainda acho o seguinte, padrão de beleza é algo muito mais importante do que parece. Além de ser um fator cultural e social, é também psicológico. Padrão de beleza é um indicativo de que a pessoa se cuida. Geralmente não gostamos de gente desleixada. É só você ver os quadros da renascença e um pouco depois. Só se vê mulheres gordinhas porque na época era sinal de que se tinha fartura em casa, de que a mulher era bem cuidada.
Assim como as gordinhas sofrem pra perder os quilinhos na academia hoje em dia, as magrinhas de metabolismo rápido daquela época deviam sofrer pra engordar e atrair os olhares dos galãs.
E também não acho que a mídia seja a principal culpada disso (de haver um padrão), ela simplesmente atua como grande difusora tornando o padrão global (êta, globalização). Mas o fato de haver padrão é natural, tanto é que nas épocas antigas, reitero, não se via magrinhas nos quadros e também não tinha nenhuma Globo pra manipular nada.

Anônimo disse...

Eu tava visitando alguns blogs e passei pelo seu....
||Bem fofo...
beijos e queijos...
bye....
=*

Jééh ! disse...

Ain, hoje pra muitas pessoas a aparencia é tudo.
ser bonita é bom sim, mas não é TUDO.

bejo amiga!

p.s: e com respeito ao meu post, eu dou valor ao que tenho, não reclamo desse ponto da minha vida ;)

Lidiani Lehnen disse...

Incrivel é que a mídia se acha no direito de ditar o que é belo, o que é bom. Não percebendo que o que importa mesmo é ser feliz... Seriam horas para falar sobre isso. Horas para questionar o "padrão". Ah, o Brigadeiro.
Vejo meninas deixando de comer, de sair, de aproveitar suas vidas porque "não podem" engordar.
é complicado...
Viva as "bordinhas e catupiri" do meu corpo, elas me fazem feliz (mesmo que, principalmente na TPM, eu tenha crises de achá-las horríveis)

Beijão

anderson.head disse...

então. um excelente texto sobre o assunto, mas não sei se a mídia é tão culpada por isso não. talvez por mostrar qual é o padrão? hmm não sei.

o meu medo nessa história é o que as pessoas estão fazendo para se tornar belos (não o cantor) e belas... bulimia, anerexia, anabolizantes, etc.

abraço.

Lilian Pavan disse...

Oi linda!

Saudades! Estava sumidinha. rsrs...

Gosto de passar por aqui! Porém, muitas vezes o tempo não permite.

Sobre o post... teve uma época que eu fascinada por dietas, milk´s shake emagrecedor, chás e etc...

Depois que parei com essas neuraus... desliguei a televisão... eu emagreci tanto que agora quero engordar. rsrs...

Nunca estamos satisfeito com o que temos.

bjãooooo e BFS

kellen valeska disse...

Oie..
Concordo contigo!
Esse lance de ficar se matando para ter um corpo padronizado pela mídia,não está com nada!
Concordo q a pessoa deve ter um corpo bonito,mas nem por isso ela deve se matar,antes de qualquer pessoa gostar do corpo dela,ela tem q gostar do seu corpo e se sentir bem com a forma q ele é!
E sempre saúde em primeiro lugar!

Ótimo post

bjo;)

 
Era uma vez... © 2008 Template by Exotic Mommie Illustration by Dapina