segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Minha profissão...ou profissões!


Quando escolhi me inscrever no vestibular para o curso de jornalismo era com o antigo sonho de apresentar o Jornal Nacional. É sério, parece vergonhoso contar uma coisa dessas, mas não sei bem identificar se é realmente vergonhoso ou se é falta de senso mesmo!
Pôxa, eu via a Fátima Bernardes lá e como eu sempre gostei de câmeras achei que seria fácil. Só pensei mesmo, porque agora que estou já no terceiro a quarto semestre notei que é tão difícil conseguir um simples emprego de estagiária de entregadora de jornal, quanto de apresentadora do Jornal Nacional.
Atualmente trabalho em uma rádio na parte da manhã, coletando notícias para o jornal que é apresentado ao meio-dia. Sim, já fui locutora também! Mas infelizmente tive que desistir de ser radiofaladora (essa é boa!) porque consegui um emprego de estagiária da Feevale (faculdade onde estudo).
Está meio complicado, é claro, trabalhar em dois turnos. Mas eu também vendo Avon, e faço docinhos em prol do nosso grupo de teatro, para figurino e demais coisas que venhamos precisar. Ou seja, dois empregos diretos e dois indiretos. É, digamos que faço de tudo para ganhar o pão nosso de cada dia.
Mas voltando ao assunto. Está realmente muito complicado emprego na área jornalística. Mas para aqueles que ainda não decidiram entre Relações Públicas, Publicidade e Propaganda e Jornalismo...quer um conselho?? JORNALISMO!
É claro, para os publicitários e Rps de plantão, não estou influenciando a opinião de ninguém. Apenas dando a minha!
E sabe porque eu prefiro jornalismo?
Porque simplesmente hoje eu escrevi minha primeira matéria para o jornal da instituição e estou dando pulos de alegria. Nem sei como explicar para vocês! Parece que...que...estou mais perto de apresentar o Jornal Nacional!! Ahh brincadeira!
Parece mesmo que estou de alguma forma desenvolvendo minha capacidade na escrita e me tornando sim uma futura jornalista, e quem sabe, conceituada!
Quando eu entrei na faculdade, sinceramente, não sabia escrever praticamente nada. Essa história de que se você lê muito, você escreve muito, é mentira. Pode ajudar, mas não definir se você é um bom escritor ou não. Sou uma prova viva, devoro livros, devoro mesmo, um por semana. Mas na hora de escrever...iii...
Bem por isso que hoje estou tão feliz e animada!! Escrevi minha PRIMEIRA matéria!!!
Isso quer dizer que estou escrevendo alguma coisa, porque não iam deixar uma louca da vida escrever para um jornal!
E não deve ser só o meu caso. Minha mãe por exemplo, é confeiteira, vocês não imaginam a cara dela quando ela fez a primeira torta! Nossa, lembro até hoje.
Então, meus amigos, não espere a felicidade das grandes coisas que a vida um dia poderá lhe proporcionar ou não, como é meu caso no quesito “Jornal Nacional”, mas sim se realize com as pequenas coisas que estão ao seu alcance, como a minha primeira matéria por exemplo, ou a torta da minha mãe, ou...

2 comentários:

Raquel Reckziegel disse...

A primeira vez a gente nunca esquece!!!

=DDD

E tua matéria ficou muito boa!!

Arrasouuu!!

=DDD

Beijoca!

Lilian Pavan disse...

Sabe Bruna, na verdade todos nós desejamos chegar lá.

Você tem um longo caminho... isso é apenas o começo.

Eu também gosto muito de ler, mas na hora de colocar no papel..... xiiiiii

Sabe pq. é mais fácil falar do que escrever? Por falta de prática mesmo!

Eu sou estudante de pedagogia e, estou resgatando tudo aquilo que a escola negligenciou quando era o dever da mesma, permitir que cada aluno fosse autonomo p/ criar os seus próprios textos desde a infância.

Mas o que ainda espanta e que, muitas escolas, continuam tradicionais do tipo: "copiem o que está na lousa", ou "façam um resumo do livro".

Não!!!! O aluno deve compreender o texto e não fazer resumos!

Aff! Falei D+ rsrs....

Mas ooo, creia no seu potencial!

Você pode sim! Pq. não!

Nunca desista dos seus sonhos!

Bj grande

 
Era uma vez... © 2008 Template by Exotic Mommie Illustration by Dapina