quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Chocolate


Chocolate! Nossa, só de pronunciar essa palavra chega dar água na boca!
Porque o chocolate é tão bom?
De onde surgiu esse ouro (pra mim vale mais do que ouro)?
Onde e quando surgiu a primeira fábrica de chocolate?
E muitas outras curiosidades você confere exclusivamente aqui... no Cotidiano...!

HISTÓRIA DO CHOCOLATE

O chocolate foi descoberto pelos mexicanos e depois introduzido na Europa pelos espanhóis. Os astecas preparavam uma bebida com especiarias chamada xocoatl, com grãos de cacau torrados, especiarias e mel. O cacau também era servido como uma pasta engrossada com farinha de milho, possivelmente o primeiro chocolate em barra. Depois, os jesuítas criaram o chocolate mais refinado, adicionando a essência de leite, tornando-se o chocolate que conhecemos atualmente. Este produto era bastante "sofisticado" na aristocracia espanhola. No século XVII, o chocolate foi introduzido na corte francesa por Ana da Áustria. O rei Luis XIV dizia que tinha um sabor pobre. O chocolate chegou à Inglaterra e a Igreja o considerava como alimento. Alguns médicos o consideravam como sendo mais nutritivo que a carne bovina e a de carneiro. Como resultado, os dias de culto tinham um sabor adocicado e as mulheres nobres da sociedade consumiam uma bebida à base de chocolate durante os sermões. A popularidade do chocolate cresceu e sua versatilidade foi descoberta e levada a todos os lugares do mundo.

A PRIMEIRA INDÚSTRIA CHOCOLATEIRA NO MUNDO

A partir de 1520, a Espanha começou a receber as primeiras remessas de cacau. Foi nesse país que surgiram as primeiras indústrias chocolateiras, no fim do século XVI.
Em 1659, Luiz XV concedeu a David Chaliou, oficial da rainha, o privilégio de "fabricar e vender, por 19 anos, uma composição que se chamava chocolate" . Nascia, assim, a primeira fábrica francesa de chocolate. Em 1778, o francês Doret desenvolvia uma máquina para moer, misturar e aglomerar a massa de cacau. Em 1819, em Paris, era construída por Pelletier a primeira fábrica que utilizava o vapor no seu processo de fabricação. No mesmo ano, François Louis Cailler fundava em Vevey a primeira fábrica suíca de chocolate. Em 1831, Charles-Amedée Kholer se estabelecia com outra fábrica

ONDE HÁ CACAU?

Árvore tropical, o cacaueiro é cultivado em áreas tropicais e subtropicais, caracterizadas pela fertilidade do solo e pelo equilíbrio das condições climáticas, pois é bastante sensível aos excessos de chuva e sol.
O Brasil liderou a produção mundial de cacau no período entre 1905 e 1910, ocupando hoje o 5º lugar, com uma previsão de produção para a safra internacional 2.000/2001 de 150.000 toneladas. Hoje, a liderança mundial da produção de cacau pertence à Costa do Marfim-África, com 1.332.000 toneladas. Em 1.765 surge a primeira fábrica de chocolate nos Estados Unidos, a Cia. Baker.
Assim nascia uma verdadeira indústria chocolateira, com os processos mecânicos substituindo os métodos artesanais.



A LINGUAGEM DO CHOCOLATE

Em muitos países, os chocolates são obrigatórios no Dia dos Namorados. A linguagem do chocolate também é usada em outros tipos de comunicação. Dar uma caixa de bombons pode significar "feliz Natal", "feliz Ano Novo", "feliz aniversário", "boa viagem", "desculpe-me", "saúde" etc. Muitos pais recompensam o comportamento exemplar ou o bom desempenho escolar dos filhos com bombons e tabletes. Transformado em coelhos e ovos, que representam a Ressureição de Cristo, o chocolate adoça a Páscoa das crianças e adultos. Na vida de cada um de nós, é o doce que se mistura às melhores lembranças da infância.



Aiai... não sei como pode ser tão bom...
Liberar tanta felicidade em um só pedacinho.
Eu por exemplo como chocolate em qualquer situação, se estou triste...lá vaaai chocolate! Se estou feliz...lá vaaai chocolate.
E assim por diante. Descobri que não tem explicação. Chocolate é bom e pronto. E na minha opinião, não poderiam ter inventado alimento melhor. E na sua?

8 comentários:

Anônimo disse...

oi...
:(
Adoro chocolates, bolo de chocolate, mousse de chocolate.
Mas engorda.
Att
Iara Alencar

Anônimo disse...

Oi Iara...

Pior que engorda mesmo...mas eu não resisto ao bom e velho chocolate!!!

Abração...
me visite quando quiser!

Garotas de Vinte e Poucos disse...

eu amo chocolate! fora de série.....
eu passava mal com a abertura de Chocolate com Pimenta!

mega beijo
*Lala*

Anônimo disse...

Sim eu visitarei, é que no segundo semeestre trabalho aperta e ainda peguei um extra pra noite pra ver se arrumo uns trocados a mais.
Aí fiquei sem visitar o povo.

Lilian Pavan disse...

Bruna,

Seu blog é lindoooooo... com flores e tudo!

Nem vou mais mexer no meu, se não vai dar pane de novo. Foi graças a Iara que, salvou o meu blog. rsrs...

Obrigada por visitar o meu blog. Amei as palavras.

Comentando sobre este post:
huuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuum!!! Olhando esta foto, me deu aguá na boca!

Chocolate é bom D+ né!
Gente!!!!! Q. delicía!!!

Ainda bem que eu não engordo, senão estaria ferrada! rsrs...

Bj grande e BFS

Te add linda!

:-)

†Maul† disse...

Não sou fã de doces... gosto de chocolate, mas passo meses sem comprar.

Adorei o Layout do Blog! Ficou lindo!!

Abraços!

Afrodite disse...

Sou chocólatra assumida...não compro além do permitido pois enquanto não vejo seu final,não sossego!!
Chrgo ao absurdo de ficar em dúvida o que é melhor...chocolate ou sexo?Não sei!!

jhulyjohns disse...

"Me passa o chocolate e ninguém sairá ferido!" (uma das minhas exigências se um dia eu for sequestradora...)
:o)

obs.: vi teu blog no blog da Afrodite e me chamou a atenção por você ser do RS! eee!

 
Era uma vez... © 2008 Template by Exotic Mommie Illustration by Dapina