quarta-feira, 10 de setembro de 2008

LHC - O Grande Colisor de Hádrons

Meus queridos amigos!
Veio por meio deste informar-lhes que estou morrendo de medo deste mais novo experimento da ciência. Será que vamos finalmente desvendar os mistérios do Universo?
Ou é mais uma brincadeira (nada barata) que nossos amigos que se dizem inteligentes estão fazendo e pode dar errado? Quais seriam as conseqüencias?

Vamos conferir...





Basicamente o LHC é o maior acelerador de partículas do mundo. Sim, existem outros. Então por que esse é tão especial? Porque ele vai acelerar tais partículas 7 vezes mais rápido do que qualquer outro acelerador existente. Ou seja, fará com que a partícula alcance cerca de 99,9% da velocidade da luz! Para você ter uma idéia da energia contida, caso ficasse na frente de um desses feches, você simplesmente evaporaria.(que legal, meu sonho é morrer assim!)

De qualquer maneira a intenção é que quando tais partículas estiverem em tal velocidade, os cientistas possam chocá-las uma contra a outra, criando assim uma condição similar ao tão famoso Big Bang. Eles esperam assim encontrarem o tal do bóson de Higgs e confirmar uma penca de teorias que dependem da existência desse troço.

O mais legal é que eles não precisarão fazer uma ou duas colisões, pelo contrário, os cientistas acreditam que demorará cerca de um ano até eles encontrarem vestígios da existência do tal bóson de Higgs. Para ajudar nas buscas, todos os dados selecionados serão enviados a um servidor na internet para que mais de 10 mil cientistas de todos os lugares do mundo. Nesse tempo, espera-se que o LHC crie cerca de 15 Petabytes de dados! Será que eles fariam questão de hospedar o PortalCab com eles?

O projeto é ambicioso, todo o "brinquedo" custou 8 bilhões de dólares, tem 27 km de circunferência e fica em um túnel 100 metros abaixo da superfície da terra na divisa da Suíça com a França. Quando estiver em funcionamento, ele consumirá a energia equivalente ao de 40 shoppings centers e só não será ainda maior pois toda sua estrutura estará resfriada por nitrogênio líquido a uma temperatura de -270º célsius.

Tudo bem, você deve tá pensando aí que tudo isso não passa de mais um brinquedinho para que os seres humanos sem vida social possam ocupar o seu tempo sem pensar em suicídio. O problema é que outros seres humanos dotado de uma super-inteligência mal aproveitada, resolveram embaçar e criar um verdadeiro pânico entre os leigos, como eu ou você. Sem enrolação agora: eles simplesmente entraram na justiça para tentar proibir que o LHC entrasse em funcionamento alegando que isso poderia causar o fim do mundo.


Já pensou se dá errado?
Qualquer coisa, adorei conhecer vocês!!

3 comentários:

Unknown disse...

Eu só quero saber quando eles vão construir a primeira nave com velocidade de dobra 6.

Não enviem macacos! Eu me candidato suicida voluntário.

Afrodite disse...

Eles tanto tentam que um dia conseguem destruir o mundo....

Lilian Pavan disse...

Bruna,

Sou totalmente leiga no assunto.

Antes que eu fale besteira, concordo plenamente com os comentários dos colegas acima. Que, por sinal, amei! kkkkkkkk...

bj no coração linda!

 
Era uma vez... © 2008 Template by Exotic Mommie Illustration by Dapina