A pouca disponibilidade de obras literárias em braile ou com caracteres ampliados dificulta o aprendizado de crianças, adolescentes e mesmo adultos que não enxerguem ou possuam baixa visão. Consciente disto, a editora Aymará, de Curitiba, vem disponibilizando suas obras em formato especial para redes de ensino de todo País e escolas particulares.
"Começamos o trabalho este ano e temos como objetivo disponibilizar todos os nossos títulos (cerca de cem) em braile e com caracteres ampliados. Futuramente, também queremos oferecer as obras em áudio", comenta o diretor-geral da Aymará, Áureo Monteiro Gomes Júnior.
Os livros produzidos pela editora são voltados à educação de jovens e adultos. Segundo Áureo, as obras disponibilizadas em formato especial não terão custos adicionais às redes de ensino e instituições particulares, o que faz parte de um compromisso de desenvolvimento da cidadania adotado pela editora.
"Os livros em braile costumam ser mais encontrados. Porém, os com caracteres ampliados são mais raros. Eles servem a pessoas que tenham baixa visão, que geralmente não lêem em braile, mas também não conseguem ler os livros convencionais", explica. "As obras em formatos especiais dão mais autonomia aos estudantes com deficiências visuais. Fazem com que eles não fiquem dependentes de ouvir uma história e não se sintam menos qualificados em razão da deficiência."
Fonte: Paraná On-Line
Dificilmente as pessoas se dão conta de como é importante que haja uma preocupação com o aprendizado de todos os seres humanos, sejam eles com deficiência, ou não. Como podemos notar nesta notícia, há pouca disponibilidade de obras literárias em braile, dificultando o aprendizado das crianças que necessitam das mesmas.
Sendo o Brasil um país onde existe um grande número de deficientes, este problema já não deveria ser tão reclamado, pois além da busca da inclusão social destas pessoas, há uma questão humanitária em jogo.
Portanto, além de ser um motivo de comemoração por parte da editora Aymará, é um belo exemplo para todo o país por ser uma iniciativa tão bela pensando no desenvolvimento da cidadania e aprendizado de pessoas que realmente necessitam.
POBRE JUVENTUDE ESTUDANTIL BRASILEIRA!!!
Há 4 dias
7 comentários:
Ninguém deve ser esquecido, sobretudo quando se trata de levar a educação e lazer a todos :)
Beijo meu ♥,
A Elite
Nossa, eu vi dias atrás uma biblia com as letras bem maiores que as usuais.
Achei interessante aquilo.
aain que demais.
mais pessoas podiam fazer isso =)
bejo!
3- Era uma vez
http://blogdoxavier.blogspot.com/2008/12/desafio-21-dias-mais-5-tarefas.html
Gostei da iniciativa! É sempre bom ter responsabilidade social. Um ponto a mais para a editora!
beeijo ;*
Oi,Bruna
Concordo inteiramente com vc..Só falta vontade política de nossos dirigentes,né?
Parabéns à editora Aymará, que está dando o exemplo.E que o MEC possa levar isso tb para as Escolas Públicas.
Beijo
Vc é melhor q normal! É uma pessoa de coração maravilhosa que se alegra quando vê os outros alegres!!!
beijinhos
Postar um comentário