segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Quem não tem colírio usa óculos escuros




Eu gostaria de postar algo alegre, que é o que mais eu sei escrever. Mas me chamou a atenção alguns fatos decorrentes do final de semana.
Como vocês sabem, trabalho como repórter em uma rádio aqui em Sapiranga e fico ligada nas notícias minuto a minuto. Agora, com a chegada do verão, as notícias só pioram. A página policial aumenta ainda mais quando se trata de afogamentos.
Aqui na cidade, esse final de semana foi encontrado mais um corpo de um adolecente em um rio num dos bairros daqui. Ele tinha 14 anos e seu irmão 10, cujo conseguiu ser resgatado. Mas seu irmão de 14 não, esse foi encontrado podre e em estado mais do que terminável.

Poderíamos colocar a culpa na falta de profissionais acompanhando os banhistas nessa época do ano. Ou nos pais das crianças que não dão atenção suficientes e por isso ocorrem essas desgraças. Ou em qualquer outro tipo de coisa que simule um descuido.
Acontece que para ter profissionais, tem que ter qualificação e para qualificação, verbas e para verbas...
Para os pais assumirem a culpa, no mínimo devem deixar seus filhos irem sem proteção e avisos suficientes, mas o problema é que a maioria nem sabe onde seus filhos estão. Poderíamos colocar a culpa na má educação que foi dada aos "pequenos", mas a criança pode ter a melhor educação possível, se não absorver o que foi aprendido, não vai adiantar nada.
A culpa também poderia ser da própria pessoa, como no caso deste menino, que foi além do permitido e nadando apenas com litros de refrigerante vazios. Em uma certa parte do rio, havia um redemoinho, e ele não teve como se segurar.

Desgraças assim é o que mais acontece, por falta de cuidados por parte de todos.
Só tenho que pedir para que se cuidem, nadem no permitido e não pensem que vocês são golfinhos e sabem nadar melhor do que os profissionais.
É sério, dia após dia, mortes e mortes.

E sobre a culpa. Sei lá.
Deve ser do governo. É sempre dele. Nós, nuuuunca fizemos e somos responsáveis por nada.

É como eu sempre digo: Quem não tem colírio usa óculos escuros.

6 comentários:

Jééh ! disse...

nossa, só de uma imaginar um adolescente, que tava começando a vida agora morrendo, me da tristeza =/

bejo amiga!

Paulo Tamburro disse...

Um texto profissional,Bruna.Bem ambientado, desenvolvido com objetividade, sem falsos pudores e um moralismo crítico e real, enfim você nasceu para isto! É por razão que não saio daqui.E graças a internet este carioca pode se dar a este luxo de visitá-la a qualquer hora.Boas ou más!

Sofia N. disse...

Que triste!
Na minha opinião não existe só um culpado. A culpa é de todos. Os pais são irresponsáveis, os pequenos são incoerentes e o governo não vê necessidade! Cada um é responsável por uma partede culpa!
Beijão!!

Bruna disse...

Nossa Paulo...

que honra!

Afrodite disse...

Como acontecem tragédias independente da culpa(nossa ou de outros),o melhor é cada um fazer a sua parte e evitar encontrar culpados mas sim ser responsável com cada um de nós!
Feliz 2009 Bruna!
Que possamos nos ver por aqui mais vezes!
Um beijo
Afrodite

Mari disse...

Oi,linda
Realmente não podemos fingir que está tudo bem,numa sociedade em que tantas desgraças acontecem..
Mas,creio que a palavra "culpa" ,muitas vezes né uma forma da gente aliviar nossa dor.
Que 2009 venha com mais Paz e Alegria para todos!!
Obrigado pela amizade demonsstrada em 2008.
Bjs

 
Era uma vez... © 2008 Template by Exotic Mommie Illustration by Dapina