segunda-feira, 13 de abril de 2009

Pirataria de m...

Eu deveria me envergonhar de declarar por aqui meu costume de comprar DVD's piratas. Mas não tenho. Cara de pau!


Para início de conversa, sempre fui uma apaixonada por artes em geral. Cinema, literatura, dança e teatro sempre tiveram um certo destaque em minha vida. Teatro e literatura dividem a primeira posição, seguido de cinema. Portanto, sempre que pude olhar e estar atenta aos lançamentos fiz o possível. Sou aquele tipo de gente que gosta de atualidades e não de Balzac por exemplo.

Desde quando lançaram esse tipo de comércio achei interessante. Não que eu vá reproduzir CD's e DVD's, mas achei que fosse uma forma barata de se olhar um filme antes mesmo de ser lançado no cinema. Pois bem, nesta semana que passou, comprei três filmes piratas: Sete Vidas, Ensaio Sobre a Cegueira e A Irmandade da Guerra. Fui olhar Sete Vidas, o áudio muito ruim, fora de cogitação. Seguidamente, Ensaio Sobre a Cegueira era destinado à cegos, o filme era narrado o tempo todo. Por fim, A Irmandade da Guerra trancou e não deu para olhar, ou seja, me fu.. legal! Eram sete DVD's por 20 reais, os outros quatro meus irmão pegaram, esses funcionaram todos, eu que tenho um pé mais frio que geladeira. Que raiva!

Antigamente (duas semanas atrás) eu até concordava com esse tipo de trabalho, pois tirava renda de pessoas mas dava para outras, troca de favores. Mas agora, que foi meu dinheiro que se perdeu, eu vi o quanto essa m.. é uma m..!! Pode parecer estranho, mas nunca tinha dado errado essas coisas comigo. Às vezes quando eu alugava filme ORIGINAL na locadora, trancava e não dava pra ver nada com nada.
Mas sim, agora eu digo: Abaixo a PIRATARIA!!!
Viva o trabalho HONESTO!!
Não somente cinema não, músicas e artistas estão sendo perdidos por pessoas que escolhem o caminho mais fácil na vida e não lutam por aquilo que realmente vale à pena. Trabalhar dignamente é o que importa, o dinheiro é uma consequencia disso tudo. Artistas desvalorizados e eu sempre incentivando isso, consumindo aquilo que não tem valor nenhum. Sem contar na qualidade das reproduções, sem comparações mesmo!
Juro, eu me envergonho!

19 comentários:

Unknown disse...

Abaixo aos impostos absurdos, isso sim! A pirataria é um crime, mas ao mesmo tempo uma forma de guerrilha a um sistema capitalista cada vez mais morto de fome! Cultura não tem que ter impostos.

Julio Marin disse...

Concordo totalmente Bruna e também apoio o João. Mas acima de tudo, precisamos outros instrumentos e meios para que a cultura chegue a mais recantos. Este é o problema que enfrentamos no país, onde o mercado cultural é restrito a grandes centros. Eu que moro no interior sofro demais com isso. Na verdade não tenho nenhum cd pirata em casa, mas muito do que vejo, acaba sendo baixado da internet.

Super beijos

Cruela Veneno da Silva disse...

eu não compro dvd pirata, só pq não compro dvd.. nem original.

sou amiga do melhor camarão da internet e ele consegue tudo.

esse papo de pirataria dem dvd é coisa de gravadora e de studio.

coloca cinema por 5 pilas e pronto

Anônimo disse...

ah cara sou contra a pirataria afinal os empresarios atores musicos etc... vivem disso e fazem mto bem o trampo, mas eu baixo tudo free na net porque orra com o que eles cobram no minimo eu compro 10 cds ou dvds virgem e gravo o que quero se o preço fosse menor todos comprariam os originais

Mateus Trindade disse...

Eu sou a favor da pirataria até que os originais entendam que o brasileiro não tem dinheiro para ficar comprando cd toda a semana. Aqueles conjuntos de cd e dvd custam R$50,00 dai fica complicado. O que os músicos estão fazendo e que é interessante é vender a música na internet e o público paga o que acha que deve pagar. Até porque quando tu compra um cd não são todas as músicas que lhe agradam.

Gi Tomaz disse...

Olá Bruna!!!
Vc visita meu blog...eu visito o seu.Legal que curtiu.Voltarei aqui mais vezes tb
:)

A propósito, ótimo texto.O que eu acho a respeito??Cultura não tem que ter impostos.(2)
Bjux!!

josuá barroso disse...

Concordo com vc!
Mas vamos aproveitar para protestar tbm contra os alto impostos cobrados nesse produtos de consumo intelectual, filmes, livros, musicas etc.

Abraços!

Sofia N. disse...

Eu nunca na minha vida comprei nem uma coisa pirata. Acho melhor gastar uma fortuna com uma coisa original, pois sei que foi por trabalho limpo.
Imagina o tanto de tráfico que tem por traz desses DVDs? O_o

Beijoos

Raquel Reckziegel disse...

Cara... o que eu mais pirateio é música. Tuuudo baixado da internet.
Filmes também, pra não mencionar os seriados.
Sou muito fã de tudo isso. Como é que vou gastar 400 reais em um box de DVDs da primeira temporada de algum seriado que gosto?
Não dá, né?
Os impostos comem o nosso dinheiro, e não ganhamos tanto assim. Isso aqui é o Brasil.
Acho que a pirataria mal-intencionada é crime, sim. Mas em vários casos, é uma alternativa encontrada para quem realmente não tem condições de adquirir tudo 100%original e com 500% de taxas.

Jean Grey disse...

Ah, eu, particularmente, não compro DVDs piratas. Mas não é por filosofia de vida, não, é porque eu prefiro baixar tudo da net mesmo.
Aí não é pirataria, afinal só estou consumindo, não estou distribuindo e muito menos tendo lucro com isso.
E olha que comprar dvd pirata pra mim seria facinho, já que moro ao lado do Paraguai!

Paulo Tamburro disse...

Bruna, achei realmente hilariante seu depoimento.

Pareceu-me a estória daquela mulher que espera sair com determinado cara, se produz toda, enfim, ajeita tudo o que tem direito: Na hora H, descobre que o cara e gay(rsrs).

Que tristeza, Bruna: "Trancou", derrapou, bateu de frente, ficou mudo, era narrado, pô não deu nada certo?

Eu ri muito, desculpe, mas ri muito da maneira leve e solta que você narrou esta tragédia pós-moderna da Era da Informação.

Você passou por tristes momentos de frustrações, mais que foi muito divertido o seu relato, não tenha dúvida.

Eram sete DVD's por 20 reais, ou seja menos de 3 reais cada um(uma tremenda molezinha, né Bruna?) e ainda por cima, lançamentos(!!!).

Ora, verdadeiro manjar dos deuses!

Também se desse certo, você iria comprar todo dia uns vinte DVD's neste cara, certo?(rsrs) Que maldade!

Imagino Bruna, tudo preparado: a pipoca quentinha do lado, você toda esparramada confortavelmente no sofá,colocando aquele copo de refresco ao lado, e na hora H os DVD'S eram todos gays.

Tudo trancado, tudo dominado.Nada funcionava!

Olha,vou lhe mandar uma coleção pirata de última geração, sem riscos , nem sustos e aí você vai tirar esta "má" impressão da sua vida(rsrs).

Muito gozado, parabéns pela narrativa.

O pior e que agora você arranjou até um simbolo antipirataria.Tá completo.

Um abração, Bruna.

Jééh ! disse...

eu compro dvd pirata siiim :D
haiushauisuiahs.

aah mew, mó cara as coisas u.u

bejo amiga!

Pâmela disse...

Pirataria é crime sim, mas enquanto a indústris fonografia continuar cobrando preços absurdos por CDs e DVDs... ela foi continuar existindo...

=)

anderson.head disse...

então Bruna, eu tenho uns 20 filmes baixados. todos com excelentes sons e tals. não compro na mão de camelôs. e não faço reprodução. adoro ver filmes, todos os tipos.

também baixo cds, não musicas, baixo sempre o cd completo. também não reproduzo.

a verdade, já citaram anteriormente. não tenho condições de ir todo final de semana a cinema, gastariamos em torno de 70 pratas. tá louco!!! ou então comprar o dvd novo da Marisa Monte por 60 pratas, tá louco novamente.

o dia que baixarem os preços. sou o primeiro a ir a cinemas e lojas de cds.

abraço.

Afrodite disse...

Ás vezes o preço absurdo dos cinemas e caros dos dvd(ou cds)dão vontade de fazer o que vc fez...mas por já ver muita gente passar pelo perca~ço que passou eu desisto!
Quem sabe isso muda um dia?
Bom feriado pra ti!
Depois passa pra conhecer meu lado mãe...
maesemtempointegral.blogspot.com
Beijos!

Daiane Thomé disse...

brasileiros...ontem eu li uma matéria na minha faculdade sobre pirataria e como o brasileiro encara isso!
Desanimador

Andréia Sant'Anna disse...

Oi Bruna! Eu acho um absurdo os preços dos DVD, CD, livros e Cinema. Eu sou adepta aos piratas e vou ser sincera... não tenho vergonha nehuma disso!!!

Abaixo os preços absurdos, isso sim!!!

Vivem falando em cultura para os brasileiros; mas vc já viu o preço dos cinemas, teatros e nas exposições de arte??? Tem exposição que chegam a cobrar R$30,00 ou mais como aquela do corpo humano no Ibirapuera... é muito para um país cujo o salario minimo é de R$465,00.

Eu não compro em camelô, baixo tudo da internet, todos com excelentes sons e imagens. Meu dinheiro também vem de um trabalho muito digno para ser gastado em impostos absurdos... ja basta os que a gente somos obrigados a pagar. Como disse o João (acima): "Cultura não tem que ter impostos"

Bjks e tenha um ótimo final de semana.

Unknown disse...

concordo que não deveríamos ter impostos tão altos incidindo sobre a cultura, principalmente no brasil, mas uma coisa me chamou a atenção: se os dvd's piratas que ela comprou tivessem todos funcionando bem, ela começaria essa campanha antipirataria???

Anônimo disse...

To fazendo um trabalho de escola a respeito da pirataria o professor separou a turma da seguinte forma A FAVOR OU CONTRA eu sou do contra e gostei muito das ideias da Bruna me ajudou muito no meu trabalho e a minha opinião é que se o pais realmente que acabar com a pirataria no minimo tem que diminuir os impostos até porque isso só prejudica o pais na questão de desenvolvimento e de trabalho. ( minha opinião )

 
Era uma vez... © 2008 Template by Exotic Mommie Illustration by Dapina