sábado, 16 de agosto de 2008

“Eu sei que o filme é agressivo”... Até Nachtergaele concorda!

A expectativa para o debate desse filme era muito grande, logo quando Matheus Nachtergaele chegou, imediatamente foi rodeado por jornalistas, fotógrafos e câmeras por todos os lados. Acompanhado de Cássia Kiss e Paulo José foi encaminhado para a mesa de debate.
Logo, o debate se inicia com perguntas pessoais para o diretor, onde ele afirma que o filme tem muito a ver com sua vida, dizendo até que foi uma espécie de autobiografia. Com a perda de sua mãe logo quando criança, comenta de sua solidão e da tentativa de passá-la para os espectadores através dos personagens.
Após houve um questionamento sobre como surgiu a idéia de fazer esse trabalho. E ele conta que uma vez fora convidado para ir a um “forró”, mas que na verdade era uma festa religiosa, onde havia um vestido que as pessoas adoravam que era de uma menina que havia desaparecido. E aqueles eram os restos do vestido da criança que fora encontrado e enquadrado. Isso tocou muito o íntimo do diretor e foi baseado nisso que ele construiu a história e os personagens.
A trilha sonora também foi questionada, principalmente a música Astronauta. Mas Matheus logo explica novamente que o filme tem um lado muito pessoal dele e essa música em especial foi a que seu pai descreveu sua mãe.
Já sobre a parte técnica Nachtergaele afirma: “O filme é um plano de seqüência onde todos da parte técnica tiveram que estar muito atentos para não deixar nenhum “furo”, como por exemplo, um fio de microfone. A câmera gira muito rapidamente e por isso toda atenção é pouco.” – afirma.

O filme em si foi muito polêmico, principalmente na cena do incesto, onde ele mesmo afirma que tiveram espectadores que se retiraram do local: “Cada um que levantava era uma facada do meu coração.” - afirma o diretor.
E ainda para fechar, uma pergunta sobre as cenas em si, se Matheus retiraria alguma para alcançar um público maior, conquistar uma simpatia maior do mesmo, e ele responde com firmeza: “É mais forte ver um número de pessoas olhando como ele é, do que um número maior de pessoas assistindo como ele não é.” – onde obteve aplausos da platéia. E termina dizendo “Eu sei que o filme é agressivo no que ele quer dizer...”, fazendo-nos notar que como o próprio diretor sabe disso, o longa é uma ótima opção para quem gosta de filmes fortes e marcantes.

Filme: A Festa da Menina Morta

2 comentários:

Unknown disse...

Depois do que tu me disse acho que este é o tipo de filme que eu realmente não gostaria de assistir. Me sentiria desconfortavel.

Anônimo disse...

colleagues ourself reproduction gone empirical model connected most adminblank infrared icts
semelokertes marchimundui

 
Era uma vez... © 2008 Template by Exotic Mommie Illustration by Dapina