segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

O sapo não lava o pé..



"Ciranda cirandinha
Vamos todos cirandar
Vamos dar a meia volta
Volta e meia vamos dar
O anel que tu me destes
Era vidro e se quebrou
O amor que tu me tinhas
Era pouco e se acabou"

Cantigas de roda, brincadeiras infantis, parques de diversões, maçãs carameladas, circo, jujubas, banhos de chuva e derivados marcaram muito a infância de pessoas que souberam vivê-la corretamente. Eu, por exemplo, graças ao tempo em que vivi e pessoas com quem me relacionei, tive uma infância repleta de sonhos, puxões de orelha, magia e tapas na bunda.

Criança que é criança, experimenta de tudo isso. Infelizmente, não é o que vemos nos dias de hoje. Cantigas de roda viraram funks descontrolados. Brincadeiras infantis tornaram-se o que é até feio citar aqui. Os parques de diversões são computadores portáteis. As maçãs carameladas nenhuma criança ousa comer, engorda. O circo é pegar o carro do pai sem pedir autorização e assim por diante. Não existe mais infância, esse tempo já passou. Temos excessões, como em tudo nessa vida mas com certeza são raras.

Eu agradeço muito pela criação que eu tive, pude aproveitar tudo o que a infância oferece, pena que esse tempo já foi. Tento puxar os meus irmãos o máximo possível pro lado colorido que a idade deles tem para oferecer, mas confesso que está muito difícil.

Fielmente às minhas opiniões, creio que se os pais não influenciarem os filhos à fazerem "brincadeiras" que não convém ao seu tempo, a coisa poderá quem sabe um dia, voltar ao normal. Se não, tudo tende a piorar e de belas crianças, teremos cantores MCs com quatro anos de idade.

Como citou o Pedro Bial: O sapo não lava o pé, não lava porque NÃO QUER!

6 comentários:

Anônimo disse...

A questão não é voltar às brincadeiras antigas, e sim introduzir brincadeiras contemporânes saudáveis. Que não sejam dvds da aline barros ou do palhaço Lugi.

E eu gosto de maçã do amor.

Jééh ! disse...

nossa, lembrei da minha infancia.
eu tinha tudo isso, brincadeiras, cantigas, a uns 15 anos atras isso era infancia, acho que infancia nem existe mais, pelo menos eu acho.

realmente, minha infancia foi perfeita, com tudo isso e mais um poko.
saudade dakele tempo!

bejo amiga.
otimo texto.

João Japa disse...

Escravos de Jó jogavam caxangá. Agora não jogam mais :/

Sofia N. disse...

AH, minha infância foi mais que perfeita. =)
Mas eu observava as outras meninas, perdendo a melhor parte da vida[deve ser] fazendo coisas absurdas, horríveis... =O
Tem que saber aproveitar, tem que querer aproveitar!
Bjos

Cadinho RoCo disse...

Vivemos transformações rápidas demais porque os recursos disponíveis ao ser humano hoje são muitos e daí brotam as ocupações e delas as dispersões para o que de fato revela o sentido espontâneo da vida.
Cadinho RoCo

Lidiani Lehnen disse...

Antigamente ser escravo da balança e do espelho era coisa de adulto, hoje, já acontece aos 5 anos.
Olho para minha irmã (11 anos mais jovem) e percebo o quão diferente somos e o quão diferente são as coisas que era faz e gosta em comparação a minha infância.
Levei bem mais tapas na bunda que ela também.

Beijão

 
Era uma vez... © 2008 Template by Exotic Mommie Illustration by Dapina