segunda-feira, 28 de setembro de 2009

A chuva que atinge o Sul do País


Um pouco de Editorial pra vocês...


p.s.: exercício de aula de Jornalismo Interpretativo e Opinativo.


A chuva que vem atingindo o Rio Grande do Sul na última semana continua fazendo estragos. Famílias tendo que deixar suas residências em função dos alagamentos e perdendo tudo já virou quase uma rotina. Pelo menos para os moradores de São Sebastião do Caí, que somente nos últimos tempos, é a 3ª vez que destrói seus lares em função das cheias do Rio Caí.
Ao todo, as chuvas colocaram em estado de emergência, pelo menos 25 municípios gaúchos e cerca de mais de 2 mil pessoas estão desabrigadas e sobrevivendo da boa vontade dos municípios em ceder abrigos.Os rios já começaram a baixar, dando uma trégua para todos os envolvidos, mas nada que apague a tragédia. Anos construindo um lar para que uma chuva destrua tudo. E o pior, na há o que fazer.
Segundo a Defesa Civil de São Sebastião do Caí, mesmo que a chuva pare, no mínimo 93 famílias ainda devem permanecer por alguns dias nos abrigos. Obviamente que as Defesas Civis estão fazendo o possível para ajudar as famílias, mas não é o bastante. Para que haja uma significativa melhora nas cidades, não precisamos colocar as expectativas apenas nas más administrações. Não adianta o Governo Federal liberar R$ 5 milhões para a reconstrução de casas destruídas pelas chuvas.
Cada um tem que fazer a sua parte já que todos nós dependemos do meio ambiente para sobreviver, já que não se pode mais controlá-lo em função do aquecimento global. Pequenas ações, mas que fazem toda a diferença. Como por exemplo, jogar o lixo no lixo. É uma pequena atitude, mas já ajuda a não obstruir os esgotos e assim liberando espaço para que a água passe.
Se cada um fazer a sua parte, com certeza teremos um menor índice de percas em função da chuva. Sendo o Governo Federal liberando verba para a construção de novas moradias, das Defesas Civis ao prestar socorro para os desalojados, ou de um simples papel de bala sendo colocado em um recipiente fechado.

0 comentários:

 
Era uma vez... © 2008 Template by Exotic Mommie Illustration by Dapina